quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Treinamento e chegada na host family

Depois de um tempo de sumico, eis que estou de volta.  Vou tentar resumir como foram os primeiros dias nos EUA.

Sai do Brasil no domingo, chegando em SP fui encontrando as au pairs que estavam embarcando comigo, gracas as camisas de algumas pudemos nos reconhecer. O voo pra Dallas foi bem tranquilo e eu dormi muuito (milagre). Chegando em Dallas tivemos que correr porque nossa conexao estava super proxima, mas todo mundo conseguir chegar. Assim que desembarcamos em NY, tinha um carinha da APC com uma plaquinha esperando a gente. Entramos no shuttle e fomos pro hotel.

Chegamos umas 3 pm e tivemos um pequena apresentacao de como seria tudo, recebemos alguns documentos e a chave do quarto. Detalhe importante: pode sim subir com a mala grande, a questao eh que vc so pode subir com 1 (uma) mala de rodinhas. Entao se vc levou duas malas grandes, tem que guardar uma, se vc levou uma mala grande e uma carry on de rodinhas, tem que guardar uma tbm. No meu caso eu tinha uma mala grande de rodinhas e minha carry on era uma sacola, entao pude subir com tudo. Pra guardar paga 2 dolares por mala. Nesse mesmo dia ja pudemos comprar o tour, que aconteceu na terca, custou 44 dolares. Na quarta seria possivel pegar um shuttle ate NYC e ficar la por um tempo, sem fazer o tour dentro do bus, custava 26 dolares. Eu acabei comprando o tour mesmo, pq foi oq todo mundo comprou.

O resto da segunda foi free, e fomos num lugar la perto, com o shuttle da APC, onde tinham alguns restaurantes e um wal mart. Tava mt mt mt frio, disseram que essa foi a semana mais fria de Ny nos ultimos 2 anos. Ate no Jornal Nacional apareceu sobre o frio de la.

Na terca comecaram os treinamentos. Eles nos acordam as 6 da manha, tomamos cafe entre 6:30 e 7:50 e as 8 comecam as aulas. Nesse dia as aulas foram ate as 4, porque as 4:30 saia o tour. O tour foi bem medio. A parte do onibus eh meio chata, nao da pra ver mt coisa, pq ja ta tudo escuro, e vai dando um sono danado. Tivemos uma hora pra jantar, na Gran Central Station, e um pouco depois mais 1 hora na Times Square. So que tava taaaao frio, que nem deu pra aproveitar muito =/

Na quarta foi o mesmo esquema, so que as aulas terminaram as 5. Nesse dia tinhamos 3 opcoes pra noite: ficar no hotel, pegar o shuttle pra NYC ou ir pros restaurantes. Eu, por incrivel que pareca, escolhi ficar no hotel, nao tinha a menor condicao de sair no frio daqueles de novo. Eu ja tava com o rosto todo vermelho de queimado, tava parecendo gringa. Fiquei no hotel com algumas meninas, jantamos no restaurante de la e fomos descancar, pq o negocio eh beem puxado, super cansativo.

Eu achei a comida super gostosa. Claro que nao eh um restaurante 5 estrelas, mas eh boa. Nao passei fome de jeito nenhum. Nao sei porque o povo reclama tanto.

Na quinta as aulas vao de 8 as 11 e depois o povo comeca a ir embora. O meu voo era bem tarde entao fui umas das ultimas a sair do hotel. Peguei o shuttle pro aeroporto com mais 3 meninas, duas delas eram brasileiras e iriam pegar o mesmo aviao que eu, pois tambem vao morar em DC area.

O caminho foi tenso. Estavamos todas nervosas com o que vinha pela frente. Tentamos conversar pra passar a tensao, mas ai uma lembrava e todas ficavam nervosas de novo. Assim que chegamos fomos no banheiro dar um up no visual pra ficar mais apresentavel pras familias.

Assim que entrei no lugar de pegar bagagens vi minha family me esperando com um cartaz com a bandeira do Brasil. Estavam a host, os boys e a atual au pair. Abracei minha host, o boy mais velho, na hora q fui no mais novo ele abaixou a cabeca, hahah, ai so passei a mao no cabelo dele, e a au pair. Atras da bandeira do Brasil estava escrito Welcome Luiza e eles estavam com um balao de gas, escrito Welcome. Peguei minha mala e saimos. Gracas a Deus o frio aqui tava mais tranquilo que em NY.

Chegando em casa o host ja estava la, cumprimentei ele com um aperto de mao e os meninos me levaram pra fazer um tour pela casa. Depois disso fomos jantar. Teve feijoada, hahaha, mas nao tava la grandes coisas nao. Depois do jantar fui pro meu quarto, a host e a au pair me ensinaram a mexer em algumas coisas e fiquei sozinha. Em cima da minha cama tinha uma cesta com um monte de presentes: roupao, moleton, 2 pantufas, cachecol, luva, garrafinha dagua, secador, uns cremes, um cartao de boas vindas, um gift card da Target de 100 dolares e um da Starbucks de 15 dolares. No banheiro tinha uma cestinha tbm com: shampoo, condicionador, pasta de dente gigante, gel de depilacao e uma bucha. Alem disso eles colocaram um quadro na parede com fotos da minha familia e amigos. Achei super fofo! Adorei tudo!!!




Bom, acho que eh isso. Volto, se possivel, ainda essa semana pra contar como foram os dias seguintes.
Bjss

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tá chegando a hora!

Voltei aqui pra fazer o famoso Last Post from Brazil.. mas sinceramente, nem sei o que falar. Embarco em menos de dois dias e estou bem tranquila. Me bateu um pouco de tristeza algumas vezes e uma certa culpa de tá deixando tudo pra trás, nem sei bem explicar o porquê, mas to tentando não pensar muito pra não sentir isso de novo.

As minhas coisas estão praticamente todas prontas, faltam só as coisas que ainda vou precisar. Me desfiz de praticamente tudo o que eu tinha. Sobraram algumas roupas e sapatos que vão ficar, e algumas poucas que estão indo. Quero renovar meu guarda roupa nos EUA =))
Acabei tendo que levar uma mala de mão, coisa que eu não queria. Minha intenção era viajar só com a mala e uma mochila. Só que minha mala ficou muito cheia e pesada, mais do que eu imaginava. Nem tanto pelas minhas coisas, mais pelos presentes, que ocupam muito espaço e pelas coisas de necessaire, que são muitas. Então resolvi passar o que irei usar no treinamento para uma sacola que vai na mão mesmo. Só a parte de banheiro que vai continuar na mala, pois não comprei os potinhos de 100 ml, tá tudo indo em vidro grande mesmo. Chegando em NY vou ter que abrir minha mala e pegar uma das necessaires (já separei o que vou precisar pro treinamento dentro dela).

Minha mala ainda não acabada

Mochila e mala de mão


Como presente estou levando:
Kids: uma camisa do Galo (meu time) pra cada, dois quebra-cabeças (um do mapa do Brasil e outro em 3D do Cristo - mas acho que só vou dar um e vou guardar o outro pra outra ocasião) e 6 gibis da Turma da Mônica em inglês.
Hosta: três pratos de cerâmica. Ela faz coleção, quando mandei email perguntando se ela queria algo especial daqui ela disse que seria legal se eu levasse um prato típico da minha região. Eu rodei o mundo atrás desse prato, acabei comprando um de porcelana típico de uma região lá de Minas (mas nem é muito bonito) e minha avó comprou dois com desenho de pássaros, a mulher da loja disse que eram pássaros brasileiros, mas quando abri estava escrito "Birds of Australia", hahaha, a mulher enganou minha vó, que não fala NADA de inglês. Mas to levando assim mesmo.
Hosto: uma cachaça artesanal super bonitinha. Não sei se é boa, porque detesto cachaça, mas o moço da loja disse que é.
Além disso estou levando chocolates da Garoto, chaveiros do Galo, broches do Brasil, uns pesinhos de papel de madeira em forma de animais do mar e uns brincos de capim dourado.
Vou guardar algumas coisas pra dar depois, assim economizo na hora de comprar presentes de aniversário, e vou dar também algo pra LCC e pra atual au pair.

Já me despedi de quase todo mundo, só faltam mesmo meus pais. De quase toda a minha família, me despedi quando fui embora de BH, inclusive do meu irmão mais novo, que tá lá até hoje ='(. Do meu irmão mais velho, me despedi na segunda, quando ele voltou pra cidade onde mora. Das minhas amigas me despedi ao longo da semana. Saímos pra comer temaki na segunda, nos encontramos na terça, saímos pra lanchar na quarta, na quinta fui com outra amiga no cinema assistir De Pernas pro Ar 2 e hoje duas delas vieram almoçar aqui em casa. Agora não as vejo mais, pois elas viajarão no final de semana. Na terça teve uma despedida surpresa na loja da minha mãe (onde eu trabalhava). Uma das meninas, que também trabalhava na área financeira, me ligou falando que tinha ficado um pouco confusa com umas das coisas que eu tinha deixado pra ela, e marcou deu ir lá pra gente conversar na terça às 17:30. Eu cheguei lá e fui direto pro escritório, achando que a reunião seria lá. Daí a minha mãe ligou pedindo pra que nós fossemos pra loja, que ela estava ocupada, mas queria participar da reunião também. Quando entrei na loja, estava todo mundo me esperando. A sócia da minha mãe estourou um negócio que fez um barulhão e caiu um monte de papelzinho colorido no ar. Levei um mega susto e demorou a cair a ficha do que era. Ai quando vi tava tudo cheio de balões e cartazes. De repente outro estouro atrás de mim e quando vejo são minhas amigas, que estavam escondidas. Fiquei muito feliz, eu tinha trauma de infância porque nunca tinha tido uma festa surpresa, agora acabou o trauma, hahaha.

Ontem a minha host me enviou um email com um convite pra festa de despedida da atual au pair (e de recepção minha e de uma au pair colombiana que chegou na casa de um dos vizinhos deles). A festa vai ser no dia seguinte da minha chegada na casa, sexta que vem. Achei legal a ideia, acho que vou morrer de vergonha porque com certeza eles vão querer me apresentar pra todos os amigos, mas vai ser bom pra conhecer au pairs. Pelo que pude perceber pela lista de convidados todas as famílias que eles chamaram tem au pairs.

Acho que é só. Próximo post já será na terra do Tio Sam (bem clichê).
Bjs


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Visa

Um pouquinho atrasada mas vim aqui contar como foi meu visto. Fui no CASV em BH dia 21 de dezembro. Como passo Natal lá, aproveitei a viagem e já fiz a primeira parte. Estava marcada no CASV às 11 horas e meu irmão, que foi tirar visto de turista, às 10:30. Chegamos às 10h, não tinha ninguém, entramos direto, entregamos os documentos, tiramos a foto, colocamos nossa digital e em 10 minutos estava tudo terminado. Super fácil, rápido e simples. 
O meu irmão tem menos de 15 anos, então ele não precisou fazer entrevista, só o CASV bastava. Então fui eu sozinha pro Rio dia 26 a noite, de busão. Cheguei no Rio às 5:45, 1 hora antes do previsto. Estava escuro ainda. Fiz hora na rodoviária e peguei um táxi pro consulado. Cheguei lá umas 7 horas e meu horário era às 10h. Mofei na fila durante 3 horas, ainda bem que não tava sol, apesar do calor. 
Na hora exata entrei no consulado. Lá dentro tudo anda muito rápido e com o ar condicionado eu nem ligaria se demorasse um pouco mais, hahaha. Na fila pra entrevista vi duas pessoas com o visto sendo negado. Até então eu não tava nervosa, era o terceiro visto que eu ia tirar, então achava que a chance de me negarem era pequena. Mas quando vi aquelas pessoas saindo com passaporte na mão me bateu um medinho. 
Fiz a entrevista com uma mulher, jovem. Ela perguntou o porque deu querer ser au pair, falei que principalmente para improve my english, pq quando voltasse queria trabalhar em uma grande empresa, viajar, etc, (já coloquei ai que pretendia voltar). Depois ela perguntou se eu estudava ainda, eu disse que tinha acabado de terminar a faculdade e quando voltasse começaria uma pós. Ai ela perguntou o que eu tinha estudado e depois quando tinha sido a última vez que eu tinha estado nos EUA. Eu respondi tudo e pronto, ela disse que meu visto tinha sido aprovado e perguntou quando eu iria embora do Rio, ai falei  que no mesmo dia, às 16:30. Ela falou que tentaria fazer com que meu visto ficasse pronto ainda naquele dia, que era pra eu voltar às 14 horas pra tentar pegá-lo. Sai de lá toda saltitante e parei pra beber água antes de sair. Quando to indo embora ouço alguém me chamado, ai volto e tava todo mundo gritando pra Luiza voltar, hahaha, gelei na hora. Ai voltei pra cabine da cônsul e ela pediu pra eu colocar minhas digitais no negocinho lá, porque ela havia esquecido. Quase me mata de susto, mas ok. Coloquei meus dedinhos lá, que não paravam de tremer e fui embora. 
Nisso eram 10:30, o que eu tinha planejado fazer era ir direto pro aeroporto tentar adiantar meu voo, mas como ela mandou eu voltar às 14 horas, eu tinha que esperar. Peguei um táxi e fui pro shopping mais próximo. Almocei, andei um pouco e fiquei esperando. Às 13:30 voltei pro consulado e já tinha uma enoorme fila formada, do povo que também fez entrevista naquele dia e ia tentar retirar o passaporte. Entrei na fila e às 2 horas eles começaram a colocar todo mundo pra dentro. O esquema era o mesmo. Primeiro ficava esperando na cadeira, depois na fila da entrevista. Ai na hora que ia pra cabininha, ao invés de um cônsul, tinha um funcionário do consulado, brasileiro mesmo, pegando as senhas (que entregaram na hora da entrevista) e um documento nosso e indo ver se o passaporte estava pronto. Graças a Deus o meu estava. Peguei, conferi e fui embora mais do que feliz e aliviada. De lá, direto pro aero e de volta pra casa, morta de cansaço, mas com mais uma etapa finalizada.

Tive um skype com minha host entre o Natal e o reveillon. Ela fez um tour comigo pela casa. Meu quarto é uma graça, do lado dele tem uma academia, com vários aparelhos e uns pesinhos. Espero fazer bom uso dela, hahaha. Também no basemente tem uma mesa de sinuca e vários brinquedos dos boys. A casa é bem grande, só achei uma coisa estranha: as paredes tem umas cores muito fortes. O hall de entrada e o banheiro dos boys é amarelão, uma das salas é um verde super escuro, o quarto dos boys é de um azul muito forte. Achei isso bem estranho, mas vai vê a câmera do computador não ajudou muito. Veremos!

De resto tá tudo certo. Estou animada com a viagem, mas não tô nervosa, nem triste, nem ansiosa. 

Acho que por hoje é só!
Bjss

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O que levar.. o que deixar...

Ainda falta alguns dias pra começar a preparar minha mala.. mas resolvi fazer esse post hoje pra ajudar as meninas que embarcam esse fds e estão com dúvidas no que devem e no que não devem levar.
Eu não sou au pair ainda mas já fiz dois intercâmbios, então tenho uma noção do que a gente realmente usa. Minha dica principal é: não compre NADA. Leve só o que você já tem, se precisar comprar, deixa pra comprar lá! As coisas são muito mais baratas nos EUA e são as que realmente servem pro frio de lá.

Muitas meninas tem dúvidas de como vão se vestir durante o inverno americano. Eu morei em Park City que é uma cidade de montanhas e resorts de ski. Nos meses de inverno neva direto e nunca derrete.. sempre tem neve nas calçadas. Eu me vestia assim: meia calça por baixo da calça jeans, meia alta mais quentinha pra tampar a canela, tênis, blusa de malha de manga comprida (estilo Hering), moleton (esses comuns que usamos no Brasil msm), e casacão de neve por cima. Gorro e cachecol é bom usar, mas nem era sempre que eu colocava. Luva é essencial. Eu sinceramente acho desnecessário roupa térmica e essas outras coisas, até porque ninguém vai ficar andando muito tempo no frio. As pessoas só passam pelo frio. As casas são quentinhas, o carro também, e os outros lugares também: restaurantes, lojas, shoppings, etc. Lá em Park City eu tinha que andar no frio porque não tinha carro, então ficava esperando no ponto de ônibus, depois tinha que andar até onde eu queria ir e tal, mas no au pair acredito que isso não acontecerá muito.

Eu não comprei bota de neve. Não comprei porque achei todas caras e feias, então usei tênis mesmo. Algumas vezes eu tinha que andar na neve e a bota fez falta, mas foram raras essas vezes. No geral, fiquei bem sem ela. E olha que lá tinha neve 100% do tempo, ao contrário das outras cidades, que tem neve só de vez em quando, na maioria das vezes é frio mas sem neve no chão. Ou seja, acho bota de neve algo desnecessário.

Eu não to levando nenhuma bota. As que tenho aqui em casa não me agradam muito, então já dei cabo delas e lá nos EUA compro outra. Quando fiz work comprei uma por 20 dólares linda e mega confortável, me arrependo de não ter comprado outras iguais pra estocar.. hahaha.. Vou levar 2 tênis, mas porque são novos e bons, senão ia deixar pra comprar lá tbm. Além disso, quero levar um sapato preto de night, e chinelo. Nada mais!

Roupa de frio vou levar o que tenho aqui. Umas cinco blusas de malha de manga comprida, uns dois moletons e outros casaquinhos, além do casacão de neve que comprei lá. Se você não tem um casacão pesado pros primeiros dias, peça emprestado pra algum amigo ou familiar que tenha, em último caso, compre um. Esse é o único item que não dá pra ir sem.

Roupa normal to querendo levar bem pouca coisa, só as peças mais novas e que acho que vou usar lá. Quero levar uns três vestidos e duas blusas mais arrumadinhas pra sair, umas seis blusas básicas, 3 shorts, 4 calças jeans, umas roupas de ginástica, um pijama de frio, um de calor, dois biquinis, etc. Todo mundo fala mal das calcinhas americanas, mas eu amo elas. Só uso calcinha de lá, indico pra todo mundo. As calcinhas de renda e fio dental são ótimas. Não marcam, não apertam, não incomodam, são ótimas, vale a pena testar!

Maquiagem vou levar só os item básicos. Maquiagem lá é de graça quase. Itens pessoais, de banho por exemplo, vou levar só pras primeiras semanas. Remédios to levando só os que estou acostumada a usar aqui, pra dor de cabeça, dor no corpo, alergia, gripe e o anticoncepcional.

Sobre as malas, vou levar uma grande, mas com 23 kg por causa dos voos nacionais (aqui e lá), e uma mochila. Vou deixar as coisas que devo usar no treinamento por cima na mala grande, caso eles não me deixem subir com ela, eu passo as coisas pra mochila. Até porque vou precisar de itens de banheiro no treinamento, que são na maioria líquidos, e não posso embarcar com esses itens na mão. Na mochila vou levar só documentos, celular, Ipod, um livro (se não pesar muito) e uma muda de roupa, além do casacão e um moletom pra usar no avião.

Bom, acho que é isso! Espero ajudar alguém. Se alguém ainda tiver alguma dúvida e precisar de ajuda pode me perguntar.
Bjss